A Professora Teresa Peixoto Faria representando o LEEA no XVI ENANPEGE “Geografias em um mundo em crise”, na UFAP- Macapá, com apresentação do trabalho “Vulnerabilidade Socioambiental na Favela e Comunidade Urbana Fundão: Uma Análise Dos Riscos À Margem Esquerda do Rio Paraíba do Sul em Campos Dos Goytacazes/RJ”, cuja autora principal é a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, Marcia Lima.

O trabalho analisa a vulnerabilidade socioambiental dos moradores da Favela e Comunidade Urbana Fundão, localizada à margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, em Campos dos Goytacazes. Com foco nos riscos associados a processos de inundação e erosão, buscamos compreender como a população habita e vivencia a exposição aos riscos. Assim, o objetivo principal é contextualizar a problemática da vulnerabilidade socioambiental nas cidades.

A pesquisa se justifica pela importância da discussão sobre ocupações em áreas ambientalmente frágeis e como os estudos sobre o tema são fundamentais para identificar padrões, avaliar impactos socioambientais e mitigar riscos, uma vez que o reconhecimento do território é fundamental para um planejamento urbano justo e ambientalmente sustentável.

Tradução »
Acessar o conteúdo